O projeto “Estudo do desenvolvimento académico na universidade através de abordagens inovadoras de ensino, avaliação e feedback“, tem a duração de 3 anos  (2012-2015) e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, referência PTDC/CPE-CED/117516/2010.

Coordenado pela Professora Doutora Maria Helena T. Pedrosa-de-Jesus,  do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, está a ser desenvolvido com a colaboração de cinco docentes do Departamento de Biologia.

Resumo

Esta investigação alicerça-se em trabalho desenvolvido pela equipa durante a última década, em ambientes reais, naturalistas, de sala de aula, que tem proporcionado uma melhor compreensão das complexidades da interação nas aulas, das dinâmicas do questionamento gerado pelos alunos e do ensino baseado no questionamento. A diversidade de abordagens e de estilos de ensino e de aprendizagem, a formulação de meios alternativos de avaliação, as complexidades do feedback dos alunos, o desenho e uso de sistemas de apoio à aprendizagem on-line emergiram como promissoras linhas de desenvolvimento que agora se exploram em profundidade.

A finalidade principal do projeto é, assim, desenvolver o conhecimento sobre o desenvolvimento académico através do desenho e ensaio de práticas inovadoras de ensino, aprendizagem, avaliação e feedback, satisfazendo as exigências atuais do ensino universitário, com o envolvimento e contributo de um grupo de docentes universitários de Biologia. Na sua essência, o projeto visa, pois, encontrar respostas realistas e acessíveis para questões profissionais de ensino, aprendizagem, avaliação e feedback, através de observações em sala de aula e da promoção de investigação ação e da reflexão académica dos docentes envolvidos.

Investigação anterior, com alunos de Química (Pedrosa-de-Jesus & Moreira, 2009) e, mais recentemente, no ensino de Biologia, com o fórum das “Questões em Biologia” (Pedrosa-de-Jesus & Moreira, 2010), são exemplos de ambientes alternativos de ensino e aprendizagem desenhados intencionalmente para proporcionar feedback e modos de avaliação formativos e construtivos. As estratégias então adotadas revelaram-se adequadas para desenvolver capacidades de questionamento crítico nos alunos e aprendizagens de ordem superior, bem como para melhorar a reflexão profissional dos docentes. Acredita-se, por isso, que é possível construir conhecimento novo, em contexto naturalista em sala de aula, ensaiando desenhos curriculares inovadores, que favoreçam o ensino dialógico e vias melhoradas de avaliação e feedback. Estas linhas de trabalho serão exploradas como modelos e ferramentas de desenvolvimento académico dos docentes universitários.

Enfim, estamos na presença de um projeto em que se procura investigar modos de promover uma mudança dos três velhos focos (professor, experiência e aula) para três novos centros (aluno, experiência e atividade), como sugere Nicholas (2008). Procura-se, em resumo, mapear e investigar práticas de desenvolvimento curricular centradas nos resultados da aprendizagem, nas formas de instrução, nos tipos de avaliação e nos modos de feedback, estimulando a ação e a reflexão profissional sobre a busca de novas vias para melhorar os resultados do ensino. Está bem presente, também, o objetivo de desenhar mecanismos de apoio inovadores, “e-based”, para encorajar o ensino dialógico, a autonomia do aluno, modos de avaliação e formas melhoradas de feedback aos alunos. Cada um destes meios será avaliado sobre a sua eficiência prática, de modo que os objetivos, o ensino/aprendizagem e as formas de avaliação sejam coerentemente desenhados em termos do modelo de Biggs (2007) de “alinhamento construtivo”.

Referências Bibliográficas

Nicholas, S.P. (2008). The development of basic education in Shanghai, China and its challenges ahead. In TH Seren & WL Megan (Eds). Education in China. Nova Science Publisher Inc: New York.
Biggs, J. (2007). Teaching for quality at University. (3rd Ed.) Open University Press: Philadelphia, USA. (360p)
Pedrosa-de-Jesus, M.H., Moreira, A.C. (2009). The role of students’ question in aligning teaching, learning and assessment: A case study from undergraduate sciences. Assessment and Evaluation in Higher Education. 34 (2), 193-208.
Pedrosa de Jesus, M.H. & Moreira, A.C. (2010). Exploring questioning styles of biology undergraduates using an e-learning forum. In H. Pedrosa-de-Jesus, C. Evans, Z. Charlesworth. & E. Cools (Eds.). Exploring Styles to enhance learning and teaching in diverse contexts – Proceedings of the 15th Annual Conference of the European Learning Styles Information Network. Aveiro: University of Aveiro. ISBN: 978-972-789-312-6 (pp.342-348).

Pricing rates, attributes and principal competitors of tapjoy mobile ad firm in or honest evaluation here.

Free bitcoin faucet, earn free bitcoins easy and fast with our bitcoins free multiply your bitcoins free weekly lottery with major prizes, 50% referral commissions and a lot much more!