Na sequência de dois Seminários Internacionais (2004 e 2009), focados na investigação sobre o Questionamento no Ensino Superior, realizar-se-á, no dia 19 de Junho de 2015, o Terceiro Seminário Internacional sobre o tema:
Critical inquiry and academic grow in Higher Education

Para além da análise e discussão de experiências e resultados de investigação, um dos produtos deste Seminário será contribuir para estruturar a publicação de um livro que incluirá os principais resultados do trabalho de investigação desenvolvido na UA nos últimos 10 anos. O livro incluirá, ainda, valiosos contributos de outros investigadores nacionais e internacionais, com investigação na área do Desenvolvimento Académico no Ensino Superior, convidados a apresentar os seus trabalhos durante o Seminário.

Comunicações em Encontros Internacionais

Pedrosa-de-Jesus, H.; Guerra, C.; Cunha, A., Almeida, A., Pedrosa, J. & Watts, M. (2014). Self-reflection on the Strengths, Weaknesses and Possibilities in the Academic Development of University Teachers. Comunicação oral a apresentar na ECER 2014 “The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe”. Universidade do Porto, Porto (Portugal). 1 – 5 setembro 2014;

Guerra, C.; Pedrosa-de-Jesus, H., Correia, A., Cunha, A., Almeida, A. & Watts, M. (2014). Promoting Academic Development trough situated critical reflection. Comunicação oral a apresentar no ATEE Annual Conference. Transitions in Teacher Education and Professional Identities. Universidade do Minho, Braga, 25-27 agosto 2014;

Pedrosa-de-Jesus, H.; Guerra, C.; Moreira, A. & Watts, M. (2014). The role of teacher’s written formative feedback on students’ critical thinking. Comunicação oral apresentada no The European Conference on Education 2014/IAFOR. Brighton (UK) – 9-13 Julho 2014;

Pedrosa-de-Jesus, M. H., Correia, A., Mendo, S., Cunha, A., Almeida, A., Pedrosa, J., Guerra, C., Lopes, B. & Moreira, A. (2013). Inovação no ensino superior. Um estudo sobre o desenvolvimento académico. Comunicação oral apresentada na 3ª Conferência FORGES. Universidade Federal de Pernambuco​, Recife (Brasil). 4 – 6 Dezembro 2013;

Pedrosa-de-Jesus, H., Moreira, A. & Watts, M. (2013). Exploring ‘social presence’ in an online Biology forum: the place for undergraduate questions. Comunicação Oral apresentada na 13th ESERA Conference, 2 a 7 de Setembro 2013, University of Cyprus, Nicosia, Cyprus. http://www.esera2013.org.cy/;

Pedrosa-de-Jesus, M.H., Silva Lopes, B. & Watts, M. (2013). Striving against invalidity in qualitative research: discussing a reflective framework. Comunicação oral apresentada na 18th Annual ELSIN Conference, 18 a 20 de Junho 2013, Billund, Dinamarca. http://www.elsinnetwork.com/programme-2013.html;

Comunicações em Encontros Nacionais

Guerra, C., Correia, A. & Pedrosa-de-Jesus, M.H. (2014). Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro. Comunicação oral apresentada na Conferência TRACER. Universidade de Aveiro. 7 de fevereiro de 2014;

Cunha, A., Correia, A., Almeida, A. , Guerra, C. & Pedrosa-de-Jesus, M. H., (2013). Estratégia para promoção do estudo autónomo na preparação de aulas laboratoriais de Microbiologia. Poster apresentado no Teaching Day – Inovação Pedagógica. Universidade de Aveiro, Aveiro (Portugal). 27 novembro 2013;

Pedrosa-de-Jesus, M. H. (2013). Abordagens inovadoras de ensino, aprendizagem, avaliação e feedback. Comunicação oral apresentada no Seminário: Ensino, Aprendizagens e Avaliação no Ensino Superior: A Propósito do Projeto AVENA, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Julho 2013 » Apresentação digital;

Pedrosa-de-Jesus, M. H., Correia, A., Gonçalves, F., Mendo, S., Cunha, A., Almeida, A., Moreira, A. & Lopes, B. (2012). Práticas inovadoras de ensino, aprendizagem, avaliação e feedback no 1º ano de Bilogia na UA. Comunicação oral apresentada nas Jornadas Práticas de Qualidade no Ensino e Aprendizagem. Universidade de Aveiro, 10 de Outubro de 2012. http://www.ua.pt/conselhopedagogico/PageText.aspx?id=16063.